Partilhar 

Serviços Municipalizados De Saneamento

Em reunião da Câmara Municipal de 27 de Junho de 1928, é deliberada a municipalização dos Serviços de Águas com efeito a partir do 1º de Julho do mesmo ano.Da denominação inicial de Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, passou em 1991 à designação actual de Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo.


Em Dezembro de 1998, entra em funcionamento o Aterro Sanitário, cuja gestão foi concessionada à Resulima.

 

A 31 de Maio de 1999 entra em funcionamento o sistema de saneamento da Orla Litoral Norte, englobando a Estação de Tratamento de Águas Residuais da Cidade.

 

Em Julho de 2000, é constituída a empresa Águas do Minho e Lima, S.A. com responsabilidade de construir, explorar e gerir o Sistema Multimunicipal em alta de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais do Minho e Lima.


Em Maio de 2006 entram em funcionamento as ETAR’s de Lanheses e de Barroselas.

Nesta altura os SMSBVC, contam com 39.000 consumidores de água, 31.000 utilizadores da rede saneamento e recolha diária de resíduos sólidos a 100% da população.

SMSBVC

Os SMSBVC são a entidade gestora dos sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água para consumo humano; recolha e drenagem de águas residuais; recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos e higiene e limpeza urbana no concelho de Viana do Castelo.
Neste âmbito Viana do Castelo continua a crescer de forma sustentada e a investir estrategicamente para o aumento das taxas de cobertura na distribuição de água, no saneamento e na recolha de resíduos sólidos urbanos, que representam no final de 2012 os valores abaixo indicados, de acordo com o novo sistema de indicadores da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos).

 

[SAIBA MAIS]

Comentários

  Nenhum comentário Comente
 
 
Contacto

Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo
(Santa Maria Maior e Monserrate e Meadela)
Viana do Castelo - SMSBVC


Abastecimento Público de Água e Saneamento

Rua Frei Bartolomeu Mártires 156
4900-364 VIANA DO CASTELO
( Santa Maria Maior e Monserrate e Meadela )
258 806 900
258 806 990